Minha carteira mensal é focada em duas parte: Brasil e Exterior.
Além dessa divisão eu separo as carteira por tipos de ativos, no Brasil possuo: Ações e Fundos imobiliários, já no Exterior eu tenho: Stocks, Reits e ETFs.
Mas porque eu não tenho ETFs no Brasil? Você pode se perguntar.
Se você quiser saber mais sobre, clique aqui.
Atualmente boa parte do meu capital está alocado na bolsa de valores brasileira, mas esse cenário tem começado a mudar, aos poucos estou migrando meus aportes para a bolsa americana, se quiser saber como investir na bolsa Americana leia este artigo.
Minha intenção em abrir a carteira de ativos ao publico não é fornecer nenhuma dica, mas sim como forma de estudo, sempre que realizo um aporte novo em algum desses ativos, faço um estudo mostrando aos investidores o que olhar nas ações e nos fundos imobiliários na hora de montar sua própria carteira.
Sou um investidor de longo prazo, acredito que antes de tudo o investidor deve direcionar seus esforços para aumentar sua capacidade de aporte. Não gosto muito de tentar acertar o timing do mercado, porque acredito que o mais importante é o tempo de mercado.
Quem aà nunca jogou Candy Crush? Quem já, vai entender o que eu estou falando. Sabemos que para você chegar ao topo, você precisa passar por cada etapa, em algumas você passa com louvor obtendo o máximo de estrelas possÃveis, em outras você passa no limite. Mas o mais importante é e sempre será passar de fase. No jogo você não tem como burlar para chegar mais rápido no final, se você quiser chegar realmente lá, você vai ter que trabalhar duro para conseguir passar de etapa em etapa. E algumas são bem difÃceis.
Se conseguirmos fazer uma analogia básica, sabemos que tem meses que não são fáceis de aportar, as vezes não sobra grana, ou não era exatamente o valor que querÃamos aportar, mas o que conseguimos aportar.
Mas não há outro jeito, assim como no jogo, se você quer alcançar o objetivo final, você precisa passar/aportar de/todo fase/mês. :)
Compreendeu? Os aportes são extremamente importantes para se chegar lá e cada fase pode ir ficando mais difÃcil, até que seu cérebro se condicione aquilo e comece a entender melhor como funciona a lógica e a partir dali, engata-se a 5 marcha e a mágica acontece.
Você vai perceber que um dia você viveu para aportar, mas depois passou a aportar para viver.
E nessa minha caminhada rumo a independência financeira, encontrei as empresas de crescimento de dividendos. Com o aprofundamento dos estudos das empresas de crescimento de dividendos comecei a me encantar pelo modelo solido apresentado pelas empresas que se enquadravam nesse case de negócio.
Com o tempo fui criando meu estilo de investimento, montei uma lista de indicadores que olho nas Ações e nos REITs, concentrei meus esforços naquilo que entendia como as únicas coisas que um investidor consegue controlar. Fundamentei meu estilo em 3 pilares:
1) Aumento da taxa de aportes ao longo dos anos.
2) Escolher empresas que ofereçam uma distribuição de dividendos sustentável por longo perÃodo de tempo, independente da crise.
3) Deixar os juros compostos fazerem a sua parte, quanto mais tempo você segurar um bom ativo mais ele tende a ser rentável.
Outra coisa muito importante, uma das coisas que mais evito aqui no blog é me deixar levar pelos ruÃdos da mÃdia (E como tem muitos!), ter sucesso nos investimentos, exige paciência, raramente vai me ver vendendo um ativo.
Investimento é igual barra de sabão, quanto mais você mexe mais ele diminui.
ATUALIZAÇÃO: 08/2020 💪
CARTEIRA BR - AÇÕES
CARTEIRA BR - FIIS
CARTEIRA USA - STOCKS
CARTEIRA USA - REITS
CARTEIRA USA - ETFS
CONSOLIDADO
Cotação do Dólar utilizado: US$ 5,29
DISTRIBUIÇÃO - VISÃO MACRO
💪GLOBAL💪
💪BRASIL💪
💪EXTERIOR💪
Minha ideia para investimento no exterior é concentrar 25% em cada tipo de ativo, conforme abaixo:
DISTRIBUIÇÃO - VISÃO MICRO
A atualização da carteira acontece mensalmente ou a cada quinzena de aporte. As compras e vendas de ativos são sempre divulgadas no blog através de postagens recorrentes. Você pode também conferir no Menu "Investimentos" na parte escrito "Compras/Vendas".
Observe que não incluo a rentabilidade nas tabelas, porque não acho viável e nem me interessa de fato saber o % dela, então se houve de fato lucro ou prejuÃzo sobre cotação do ativo isso é algo que para mim, um buy and hold no mercado financeiro, não importa.
Se algum dia algum ativo que eu comprei piorar, eu vendo ao preço de mercado e aceito o prejuÃzo. Em seguida eu vejo onde errei, procuro não cometer mais o mesmo erro e bola pra frente.
Se quiser saber mais da minha visão sobre o assunto "rentabilidade", clique neste artigo.
Minha estratégia aqui é demonstrar para você o patrimônio adquirido com o tempo. Mas sei que você pode estar furioso comigo por não informar se eu tive lucro ou prejuÃzo com a cotação dos meus ativos, por isso eu resolvi separar abaixo os rendimentos mensais de todas as minhas carteiras juntas (BR + USA).
Você não terá a visão por seguimento, ação ou PaÃs, mas pelo menos enxergará se mensalmente minha carteira total está dando lucro ou prejuÃzo (Rendimentos ou perdas) com o preço dos ativos.
Separei os principais pontos a considerar na imagem abaixo:
1. O % de rentabilidade é sobre a carteira total.
2. A figura elenca os meses desde que eu comecei na renda variável, porém ela também contém os rendimentos que tenho na renda fixa, como não chega a 0,001875% ao mês nem considero porque não faz diferença.
3. Praticamente 100% dos rendimentos estão atrelados a ações e Fiis do Brasil e Stocks, Reits e ETFs americanos.
4. Os dividendos mensais que aparecem são oriundos dos meus ativos. Se quiser ver com mais detalhes esses dividendos, clique aqui.
E aÃ, tudo sob tranquilho?
Se você curtiu a divulgação da minha carteira (Skin the game), envie para seus amigos(as) para que eles(as) possam também compartilhar do conhecimento adquirido. Acreditamos que quanto mais pessoas ficam sabendo de conteúdo sobre finanças, mais a vida de todos são impactadas positivamente. A minha, a sua e a de quem recebeu esse conteúdo.
Aproveite também para conhecer nossos Podcasts que estão bombando, é muito conteúdo na mesa para você ficar de fora dessa. São áudios feitos com certo zelo sobre temas de finanças que vão te deixar mais imerso no mundos dos investimentos, seja no Brasil ou no Exterior. Sugiro separar aquele cafezinho e aproveitar relaxado(a) os nossos Podcasts.
Bons investimentos!
Olá boa tarde, estou começando a investir agora, já queria saber investimento fora do Brasil, qual é a corretora?
ResponderExcluirOlá Descolado! A Corretora que eu uso é a Avenue. Prometo fazer postagens sobre ela e como usar a sua plataforma, em breve.
ExcluirPostar um comentário