Rentabilidade para Buy and Holder? Hummm...

Se tem uma das coisas que mais tira pessoas na bolsa é a tal rentabilidade. Não sei porque todo investidor tem a mania de viver calculando a rentabilidade de seus investimentos.

A rentabilidade é útil pra quem faz trade, para fundos de investimento, para milionários saberem de seus resultados...

Mas para pequenos investidores que fazem o Buy And Hold, ela ao meu ver, não faz o menor sentido.


O grande vilão nos investimentos não é o governo, nem o cenário macro econômico, nem aquele influenciador que diz qual ação você tem que comprar na alta ou na baixa. Mas sim você! Com suas emoções e formato das ideias absorvidas.

São poucas pessoas que conseguem controlar suas emoções tanto na euforia quanto no pânico do mercado. - se você estiver nesse grupo pode se considerar um privilegiado - Diante disso a rentabilidade se torna uma verdadeira arma que mais lhe atrapalha do que ajuda. E com dicas ruins a volatilidade das suas emoções podem você se dar mal, mas muito mal.

Por isso o método que eu uso é:

O que importa é o quanto você consegue economizar no final do mês e a quanto tempo e por quanto tempo você investe, esses três fatores são os fundamentais no crescimento dos juros compostos.

Ou seja, quando se está na fase de acumular patrimônio, não importa a rentabilidade e sim o valor que você economiza por mês das suas despesas para convertê-las em mais investimentos. A rentabilidade só será útil quando sua carteira estiver completamente formada, ou seja, quando sua renda passiva superar em 2x as suas despesas mensais. Nessa hora você terá um valor considerável de patrimônio investido no mercado, aí 1% ou 0,5% a mais, ou a menos, farão toda a diferença.

Outra coisa que me deixa sem entender é a tara que o pessoal tem para saber o preço atual da ação e comparar com o preço que comprou para saber o quanto ganhou sendo que no momento que você compra o ativo ele vai valer aquele preço de compra até o momento de vender. Agora, se você nunca vender, ele sempre valerá pra você aquele mesmo valor de compra lá de trás.

Entende? 

Por isso é o que eu sempre falo para todos que eu encontro:

Procure empresas boas e esqueça o quanto elas valem a preço de mercado, não importa o preço que você pagou e nem o quanto ela vale agora, se ela continuar boa, você nunca precisará vendê-la.

Se acompanhar a minha carteira vai perceber que nunca guardo o preço de mercado do ativo, mas apenas o preço que paguei, trabalho sempre com o preço médio, que é o mesmo PM para declaração do imposto de renda e estou pouco me importando para o valor de mercado atual. A única coisa que me importa é se a empresa continua dando bons resultados, se algum dia ela piorar eu vendo ao preço de mercado, aceito o prejuízo, e vejo onde errei para não errar mais. BOLA PRA FRENTE!

E aí, tudo sob tranquilho?

Se você curtiu esse artigo, envie para seus amigos(as) para que eles(as) possam também compartilhar do conhecimento adquirido. Acreditamos que quanto mais pessoas ficam sabendo de conteúdo sobre finanças, mais a vida de todos são impactadas positivamente. A minha, a sua e a de quem recebeu esse conteúdo.

Aproveite também para conhecer a nossa carteira de ativos e dividendos. Ela fica no MENU do blog e está separada por Carteira de Ativos Mensais e Carteira de Dividendos Mensais. De que adianta eu falar de finanças se eu não demonstro na prática? É o famoso "Skin the game".

Por fim, nossos Podcasts estão bombando, é muito conteúdo na mesa para você ficar de fora dessa. São áudios feitos com certo zelo sobre temas de finanças que vão te deixar mais imerso no mundos dos investimentos, seja no Brasil ou no Exterior. Sugiro separar aquele cafezinho e aproveitar relaxado(a) os nossos Podcasts.

Advertisement

Bons investimentos!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem