Circuit Break, você sabe o que é?

O Ibovespa só esse ano teve 6...

...Sim, 6 Circuit Break!

Chegamos na metade de 2020 e já igualamos (até a publicação deste artigo, em Junho) a marca de 2008, com seis acionamentos do circuit breaker. Todos eles foram registrados em março, nos dias 9, 11, 12 (duas vezes), 16 e 18.

O corona vírus veio para aterrorizar o mundo dos Investimentos, deixando um sentimento deteriorado sobre o futuro e grande impacto econômico negativo.

Para você ter uma ideia, conseguimos atingir a marca histórica de 120.000 pontos e foi só a covid-19 aparecer que a bolsa sofreu fortes quedas atingido a casa dos 60.000 pontos.

Tiveram ativos que depreciaram 80% de suas cotas, o que fez muitos investidores chorarem lágrimas de sangue.
 
E em plena instabilidade, desencadeada do cenário que se iniciou por conta do surto, esse mecanismo é utilizado pelas Bolsas para controlar a volatilidade excessiva no pregão.



O que é Circuit Breaker?

Toda vez que o índice da Bolsa brasileira bate 10% de queda, as negociações são interrompidas por 30 minutos. E o Circuit Breaker pode ocorrer várias vezes em um dia se o desempenho negativo continuar.

Caso a negociação seja reaberta e o índice caia 15%, o mercado é fechado novamente, mas desta vez por uma hora. E, por último, caso a queda seja de 20% em relação ao índice de fechamento do dia anterior, os mercados podem ser interrompidos por qualquer prazo definido pela B3.

A lógica é basicamente a mesma de um disjuntor que evita um incêndio. Por exemplo, caso o sistema elétrico de uma casa esteja prestes a ter um curto-circuito, o disjuntor desligará a energia automaticamente. No caso, o Circuit Breaker seria o disjuntor para não deixar que a Bolsa entre em colapso.

Mas por que a Bolsa chegou a cair 10% em março?

O Ibovespa tem estado muito volátil, seguindo o movimento dos mercados globais que sofrem com as incertezas em relação aos impactos do coronavírus, e uma possível nova onda de covid-19.

Por isso eu sempre digo, bolsa de valores é para quem tem estômago. Se você não aguenta, pede para sair... ☺

No último fim de semana, investidores esperavam notícias mais positivas, mas foram surpreendidos pela nova onda de casos de covid-19. E mesmo com todo o aparato mundial, pessoas ainda continuam na quarentena, comércios continuam vendendo pouco e muito ainda estão desempregados.

Dessa forma, os mercados ainda continuam voláteis e mesmo com a subida desde abril, temos algumas quedas significativas e é preciso ficar de olho para não comprar sardinha pensando que é tubarão.

Uma boa ideia para saber se o mercado está reagindo mal ao cenário é a compra do ouro, muito investidores saem da bolsa pelo medo e uma boa alternativa é o ouro, mas se você está pensando em corre para esse tipo de ativo na alta, eu diria que você é um louco que gosta de jogar dinheiro pela janela. Tome cuidado! Compra de ouro em momentos de crise é furada.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem