Vale a pena usar a corretora Avenue?

Quando falo com as pessoas sobre investimentos no exterior, sempre surgem diversas dúvidas de como investir, mas a pergunta que mais me fazem é:

"Qual corretora você usa?"
"Qual corretora você usa?"
"Qual corretora você usa?"
"Qual corretora você usa?"

É sério! E eu super entendo elas, porque tão confuso do que ter milhões de ativos disponíveis no mercado americano, tem a questão de escolher a melhor corretora para se investir. E quando você é brasileiro então, as coisas só pioram.

Lembrando que esse artigo não é patrocinado, pelo contrário, é apenas um pouco da experiência que eu tive em procurar a minha corretora de investimento no exterior, pois é um passo importante que damos nesse momento, é como escolher o seu carro, você não vai querer levar qualquer um que tá na loja, e provavelmente a sua escolha não será a do próximo cliente. Mas além do gosto, temos alguns pontos importantes que são necessários na hora de escolher a sua corretora. Vamos lá?
 

# Quem é a corretora Avenue?

Antes de seguir, caso você não esteja familiarizado com investimento no exterior, sugiro você ler esse artigo.

A Corretora Avenue foi fundada pelo CEO Roberto Lee, um cara que já havia criado a Clear Investimentos e que depois vendeu-a para a XP investimentos. Basicamente a Avenue é uma corretora brasileira sitiada nos Estados unidos, porém com foco total em investidores da América Latina.

Imagem retirada do site da Avenue.us.

A intenção da corretora é facilitar os investimentos para pessoas não residentes em solo americano e assim globalizar de um forma geral o jeito de investir em renda variável, atingindo, agora, pessoas que antes tinham difícil acesso a bolsa estrangeira.

Ponto. Essa é a corretora Avenue. Dito isso, agora vamos para maiores detalhes.

Em primeiro lugar vocês têm que saber que a corretora Avenue utiliza a plataforma da DriveWealth. Ou seja, abrir conta na DriveWealth ou na Avenue é quase a mesma coisa. Particularmente não vi muita diferença entre abrir conta em uma ou em outra, pois as duas oferecem suporte em português.

A DriveWealth possui uma plataforma bem simples. O Home Broker já fica na tela principal e dali mesmo você consegue dar as ordens de compra ou venda. Na corretora Avenue é a mesma coisa. você pode até separar por abas mas fica tudo na tela principal. O uso é bem simples também.

corretora Avenue


# Chat

Utilizei o chat para tirar algumas dúvidas e fui bem atendido. O atendente me informou que era americano e que poderia conter erros nas frases em português. No fim das contas não vi nada que comprometesse nossa conversa ou a resolução das dúvidas. Fui bem atendido e com rapidez. Porém isso me incomodou um pouco, porque não ser brasileiro falando com brasileiro? Seria uma ótimo oportunidade de dar emprego para pessoas daqui que buscam uma vida lá fora. Entendo dos custos e tudo o mais, mas não acho nada impossível.

# Câmbio

Acho que o ponto mais importante na corretora Avenue é o câmbio. Eles estão com um câmbio bem competitivo no mercado. Por exemplo, fiz uma simulação de remessa direto para a Avenue e ao mesmo tempo fiz uma pela Remessa Online. Na Remessa Online usei o voucher investir no exterior e ficou praticamente igual, a diferença em $1000 foi de aproximadamente 0,30c.

A única diferença é que na Avenue você tem que enviar seu dinheiro em reais para a conta deles e depois você solicita o câmbio. Na verdade é utilizado um Banco chamado "Ebex S/A" que é regulamentado no Brasil. O seu dinheiro vai para esse Banco temporariamente em real até que você faça o câmbio, somente depois disso seu dinheiro se converte para Dólar e fica na conta da Avenue. O ruim disso tudo é que o dinheiro parado no Banco Ebex, não são cobertos pelo SIPC. Se o Banco quebrar, o seu dinheiro já era!

Isso é um problema? Sim. Mas quando você transfere o seu dinheiro esse processo dura poucos segundos para que a transferência seja completa. Então você seria muito azarado se isso acontecesse com você.

O Banco Bexs S/A não é afiliado à Avenue Securities LLC, beleza?

Vale lembrar que a Avenue oferece dois câmbios: um imediato, porém mais caro e outro mais barato, porém só cai na conta no dia seguinte. Nem preciso dizer qual dois dois eu escolho né? Ainda não aprendi a rasgar dinheiro!

Taxa de corretagem

Se o grupo só para contrariar cantava: "O que é que eu vou fazer com essa tal liberdade..."
Eu já diria: "O que é que eu vou fazer com essa tal taxa de corretagem..."

Muitos investidores aqui no Brasil já consideram as taxas para investir um absurdo, imagina na gringa? Investidores iniciantes, com pouca grana, tendem a buscar taxa zero em tudo. A própria Clear, que hoje é da XP, possui taxa zero. Eu já escrevi um artigo onde pontuei isso, corretoras com taxa zero não possuem a mesma qualidade de corretoras que cobram taxas, e quando o mercado opera em queda de 40% e todo mundo está correndo para comprar ações a preços de bananas, você que escolheu a sua querida taxa zero, vai se deparar com isso:
Erro 404: saiba o que é e como resolver | Webinsider

Eu sempre costumo dizer, você pode não pagar taxas, mas vai pagar outro preço por isso.
Se você não acredita, vai aprender na raça!

Mas se tratando de USA a coisa fica mais feia, porque a cobrança da taxa é em Dólar. Enquanto eu escrevo esse artigo, os preços estão conforme abaixo. Porém como nesse mundo tudo muda a todo tempo, sugiro acompanhar também direto pelo site deles, clicando aqui.


# Outros pontos importantes

Pontuei também alguns pontos importantes para não deixar de fora desse artigo.

O primeiro é a questão dos relatórios para imposto de renda. Todo mundo adora comprar seus ativos, é muito bom ir às compras, mas quando chega em abril do ano seguinte se vê maluco para declarar o IR, porque não é um bicho de sete cabeças, mas também não é tão simples quanto parece. O ideal nesse momento é você ter conta em corretoras que facilitam esse tipo de informações para você.

E não é somente relatório de imposto de renda que temos disponível. Lá você tem relatórios de câmbios,  notas de corretagens, extratos de negociações, entre outros que facilitam o seu dia a dia.

Acredito que esses foram os pontos principais quando falamos da AVENUE.
Agora é com você, se vale ou não a pena investir por essa corretora, só o seu estudo e coração dirá.

E aí, tudo sob tranquilho?

Se você curtiu esse artigo, envie para seus amigos(as) para que eles(as) possam também compartilhar do conhecimento adquirido. Acreditamos que quanto mais pessoas ficam sabendo de conteúdo sobre finanças, mais a vida de todos são impactadas positivamente. A minha, a sua e a de quem recebeu esse conteúdo.

Aproveite também para conhecer a nossa carteira de ativos e dividendos. Ela fica no MENU do blog e está separada por Carteira de Ativos Mensais e Carteira de Dividendos Mensais. De que adianta eu falar de finanças se eu não demonstro na prática? É o famoso "Skin the game".

Por fim, nossos Podcasts estão bombando, é muito conteúdo na mesa para você ficar de fora dessa. São áudios feitos com certo zelo sobre temas de finanças que vão te deixar mais imerso no mundos dos investimentos, seja no Brasil ou no Exterior. Sugiro separar aquele cafezinho e aproveitar relaxado(a) os nossos Podcasts.

Advertisement

Bons investimentos!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem