O Índice S&P 500 continua a se recuperar de seus mínimos de 52 semanas, com uma alta impressionante nas últimas semanas. Para o ano, o S&P 500 caiu (surpreendentemente) em apenas 3%. Mas o clima de investimento não é de forma alguma claro. Os EUA entraram oficialmente em recessão em fevereiro e a crise do coronavírus ainda não acabou.
Em tempos de incerteza econômica, os estoques de crescimento de dividendos de alta qualidade se tornam ainda mais valiosos. Quem me acompanha aqui no blog sabe o quanto eu valorizo empresas com crescimento de dividendos, pois como investidor pequeno, os dividendos são extremamente importantes no aumento do acumulo de patrimônio.
É por isso que continuo (quando falo de investimentos no exterior) favorecendo os aristocratas de dividendos, um grupo (de acordo com a data da postagem) de 65 ações no Índice S&P 500 com mais de 25 anos consecutivos de aumento de dividendos.
Se você quiser saber mais sobre a lista que contém as maiores empresas de crescimento de dividendos, é só clicar neste artigo. Você terá métricas financeiras importantes como índice de preço sobre o lucro e rendimentos de dividendos. Basta conferir!
A Kimberly-Clark (KMB) é um aristocrata de dividendos que aumenta seu dividendo a cada ano, por mais de 40 anos consecutivos. O forte portfólio de marcas da empresa teve um impacto muito grande na capacidade da empresa de aumentar seus lucros (e dividendos) por tantos anos.
Este artigo se aprofundará nas marcas de 5 bilhões de dólares da Kimberly-Clark, bem como nas perspectivas de crescimento futuro da empresa.
Visão Geral da Empresa
A Kimberly-Clark Corporation é uma empresa global de produtos de consumo fundada em 1872. Atualmente, opera em 175 países e vende bens de consumo descartáveis, incluindo toalhas de papel, fraldas e lenços de papel. Opera através de dois segmentos voltados para o consumidor que abrigam muitas marcas populares: Personal Care e Consumer Tissue. A empresa também opera o KC-Professional, que vende produtos para clientes comerciais. Ao todo, a Kimberly-Clark gera mais de US $ 18 bilhões em receita anual.
Segundo a empresa, seus produtos são utilizados por 25% da população mundial. Possui a posição de mercado número 1 ou 2 em 80 países. As cinco marcas a seguir representam as marcas de bilhões de dólares da Kimberly-Clark, o que significa que elas geram pelo menos US $ 1 bilhão ou mais em vendas anuais.
Huggies
A marca de fraldas descartáveis Huggies é um produto fundamental para a Kimberly-Clark. O Huggies foi lançado pela primeira vez em 1978. Hoje, a Kimberly-Clark vende várias variações de Huggies, incluindo Huggies Special Delivery, Huggies Little Movers, Huggies Little Snugglers e muito mais.
A marca Huggies tem sido responsável por grande parte do crescimento da Kimberly-Clark nas últimas décadas, e isso continua até hoje. As fraldas continuam sendo uma categoria de crescimento para a empresa, principalmente nos mercados emergentes. Por exemplo, as vendas de fraldas cresceram em um ritmo de meio dígito na China no trimestre mais recente.
Cottonelle
Cottonelle é a principal marca de papel higiênico e toalhetes de limpeza da Kimberly-Clark. A empresa oferece três variantes exclusivas de papel higiênico: Cottonelle Ultra CleanCare, Cottonelle Ultra ComfortCare e Cottonelle Ultra GentleCare. Cottonelle foi introduzido nos Estados Unidos em 1972.
Lenços de papel
Kleenex é outra marca principal da Kimberly-Clark. As marcas Kleenex vendem uma variedade de produtos, incluindo tecidos faciais. A história da Kleenex começou durante a Primeira Guerra Mundial. A empresa desenvolveu um papel crepom usado como filtro para máscaras de gás. Não demorou muito para que a empresa percebesse que poderia aplicar sua tecnologia para fins de consumo e, no início dos anos 20, usou sua inovação em papel crepom e usou-a para criar um produto de consumo chamado Kotex.
Após um período de inovação, a empresa mudou o produto, tornando-o mais fino e macio, em um esforço para apelar à alteração das preferências do consumidor. O produto foi renomeado como Kleenex e, em 1924, os tecidos Kleenex foram disponibilizados nos EUA como um creme frio e removedor de maquiagem. O Kleenex foi lançado no Reino Unido um ano depois.
Em 1929, o pesquisador chefe da Kimberly-Clark foi atingido pela febre do feno. Ele começou a usar lenços de papel Kleenex no lugar do lenço. A Kimberly-Clark percebeu rapidamente o enorme potencial que poderia ser alcançado se os consumidores começassem a usar lenços de papel Kleenex dessa maneira, e a empresa logo os comercializou para uma audiência muito mais ampla de homens e mulheres. Os consumidores aderiram à ideia rapidamente e as vendas de Kleenex dobraram no primeiro ano.
Scott
Scott remonta a The Scott Paper Company, fundada na Filadélfia em 1879, pelos irmãos E. Irvin e Clarence Scott. Há rumores de que a Scott Paper Company foi a primeira a vender papel higiênico em rolo. Após décadas de expansão, que incluíram a compra de várias fábricas de celulose em várias cidades dos EUA, a Scott Paper Company foi adquirida pela Kimberly-Clark em 1995.
Kotex
Kotex é uma das principais marcas de produtos de higiene feminina. Como mencionado anteriormente, o Kotex surgiu como uma inovação em tempo de guerra e foi uma grande interrupção dos produtos de higiene feminina existentes disponíveis na época. Cellucotton, o material usado para fazer as almofadas Kotex, foi originalmente desenvolvido durante a Primeira Guerra Mundial como um curativo.
A Kotex mudou fundamentalmente as atitudes da sociedade em relação à menstruação, moldando as percepções modernas, e foi o primeiro produto desse tipo. Quando o Kotex foi comercializado em 1921, rapidamente ganhou apelo em massa, pois era uma alternativa muito procurada às almofadas de pano.
Visão Geral dos Negócios e Eventos Recentes
Embora 2020 tenha sido um ano desafiador para a economia dos EUA, a Kimberly-Clark teve um desempenho relativamente bom. As vendas estão se mantendo, devido ao estoque de consumidores que ocorreu em resposta a pedidos de abrigo no local em todo o país. Como fabricante de produtos de consumo, as pessoas sempre precisarão de lenços, fraldas e outros itens que compõem o portfólio da Kimberly-Clark. Essa realidade simples ajudou as finanças da Kimberly-Clark a permanecerem intactas até agora em 2020.
No primeiro trimestre de 2020 , os resultados da Kimberly-Clark superaram as expectativas de vendas e de lucro por ação. A receita total aumentou 8%, para US $ 5 bilhões, devido ao crescimento orgânico de 11%, parcialmente compensado por um impacto desfavorável de 2% do câmbio e desinvestimentos. A Kimberly-Clark registrou um sólido crescimento de volume de 8% no trimestre, um reflexo da crescente demanda em meio a pedidos de estadia em casa em todo o país. Todas as principais categorias de produtos e regiões geográficas registraram volumes mais altos no primeiro trimestre.
O lucro por ação ajustado aumentou 28%, para US $ 2,13 no primeiro trimestre, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Além do crescimento da receita orgânica, a Kimberly-Clark gerou uma economia significativa de custos com os programas contínuos de redução de custos da empresa. Os custos de insumos foram menores em US $ 115 milhões no trimestre, impulsionados pelos preços da celulose.
Os consumidores ainda precisarão desses produtos, mesmo em recessões, e é por isso que a Kimberly-Clark mantém um histórico tão longo de crescimento. Os investidores podem esperar que a Kimberly-Clark permaneça altamente lucrativa em 2020, apesar do fato de a economia americana ter entrado oficialmente em recessão em fevereiro. O alto nível de resistência à recessão da empresa é uma grande razão pela qual esse aristocrata de dividendos continuará a aumentar seu dividendo a cada ano por muitos anos.
Avaliação e Análise de Dividendos
Com base em nosso lucro por ação esperado de US $ 7,45 para 2020, as ações da Kimberly-Clark negociam uma relação preço / lucro de 19. Isso é um pouco acima da avaliação média das ações em 10 anos. Excluindo os anos extremos, a Kimberly-Clark negociou a uma relação preço / lucro médio de 18 na última década. Consideramos 18 como valor justo para as ações da Kimberly-Clark.
Como resultado, consideramos o estoque um pouco supervalorizado no momento. Isso pode ter um impacto negativo no retorno dos acionistas. Considere que, se as ações retornassem a uma relação preço / lucro de 18 nos próximos cinco anos, os retornos anuais seriam reduzidos em aproximadamente 1,1%.
O crescimento futuro dos lucros por ação e os dividendos compensarão o impacto da supervalorização. Esperamos que a empresa gere um crescimento ajustado de EPS de 4% ao ano, com base em uma combinação de crescimento de receita, redução de custos e recompra de ações. Acreditamos que o crescimento anual de 4% do EPS é uma expectativa viável para a Kimberly-Clark, graças em grande parte à sua marca forte e vantagens competitivas duráveis.
Por fim, as ações da Kimberly-Clark têm um rendimento atual de dividendos de 3%. Embora a Kimberly-Clark não deva ser vista como um estoque de alto rendimento, ela ainda fornece um rendimento mais alto do que o S&P 500 Index. O mercado mais amplo tem um rendimento médio de 2% no momento. Em outras palavras, a compra de ações da Kimberly-Clark em vez do índice S&P 500 proporcionará uma receita de dividendos 50% maior.
E a Kimberly-Clark aumenta seus dividendos a cada ano, o que proporciona uma renda ainda maior ao longo do tempo. A empresa aumentou seu dividendo por 48 anos consecutivos, incluindo um aumento de 3,9% em janeiro. Espera-se que a combinação de crescimento do lucro por ação e dividendos, parcialmente compensada por um múltiplo de avaliação em declínio, gere retornos totais aos acionistas de quase 6% ao ano nos próximos cinco anos. Essa não é uma taxa de retorno esperada muito alta, mas as ações continuam sendo uma participação atraente para os investidores em crescimento de dividendos.
Pensamentos finais
A economia americana entrou oficialmente em recessão em fevereiro, encerrando a maior expansão econômica de sua história. Os dados econômicos melhoraram recentemente, sugerindo uma recuperação moderada, mas ainda permanece muito desconhecido para onde a economia vai daqui. Em um momento de incerteza elevada, os investidores com aversão ao risco fariam bem em se concentrar em ações de qualidade, como os aristocratas de dividendos.
A Kimberly-Clark é uma aristocrata de dividendos com um modelo de negócios testado pelo tempo, devido em grande parte ao seu forte portfólio de marcas. A empresa possui várias marcas líderes que proporcionaram um crescimento constante por décadas. Graças às suas marcas de 5 bilhões de dólares, os investidores podem esperar um crescimento consistente de lucros e dividendos nos próximos anos. Com um rendimento de dividendos de 3% e uma alta probabilidade de aumento anual de dividendos, a Kimberly-Clark é uma ação atraente para investidores em crescimento de dividendos.
Postar um comentário