A Coca-Cola (KO) tem sido a favorita dos investidores em renda variável, devido à sua impressionante história de crescimento de dividendos. Ela aumentou seu dividendo por 58 anos consecutivos. Possui uma das maiores faixas ativas de aumento anual de dividendos em todo o índice S&P 500.
A história de dividendos da Coca-Cola a coloca em território raro. Está na lista dos Dividend Aristocrats, um grupo exclusivo de ações do Índice S&P 500, com mais de 25 anos consecutivos de aumento de dividendos.
Atualmente, existem 66 aristocratas dividendos. Você pode baixar uma planilha do Excel de todas as 66 (com métricas importantes, como rendimentos de dividendos e taxas de preço / lucro), clicando AQUI.
A Coca-Cola também é membro da Dividend Kings, um grupo ainda mais exclusivo de ações que aumentaram seus dividendos por mais de 50 anos consecutivos.
A empresa mantém uma perspectiva positiva de crescimento futuro e possui vantagens competitivas duráveis. Combinada com seu sólido rendimento de dividendos e o longo histórico de aumento de dividendos ao longo do tempo.
Quando os investidores pensam na Coca-Cola, costumam pensar nos onipresentes refrigerantes da empresa. Mas a Coca-Cola é muito mais do que um negócio de refrigerantes.
Este artigo analisa as 20 marcas de bebidas que a Coca-Cola possui que geram US $ 1 bilhão ou mais em vendas a cada ano. O impacto das marcas de bilhões de dólares da Coca-Cola, juntamente com as marcas emergentes, será analisado para ver o potencial de crescimento futuro da Coca-Cola.
Minute Maid
Minute Maid foi a primeira bebida não carbonatada da Coca-Cola. A Coca-Cola adquiriu a Minute Maid em 1960. A Coca-Cola está no ramo de sucos há 60 anos.
A Minute Maid foi fundada em 1945. A empresa começou ganhando um contrato com o governo para fornecer suco de laranja em pó ao Exército dos Estados Unidos. Felizmente para o mundo, mas infelizmente para a Minute Maid, a guerra terminou naquele ano e o contrato foi cancelado.
A Minute Maid não desistiu. A empresa foi pioneira na abordagem de concentrado de suco de laranja congelado e cresceu rapidamente. A Minute Maid lançou seu primeiro suco engarrafado (em oposição ao congelado) em 1973 para competir com a Tropicana (agora de propriedade da PepsiCo).
Desde então, a marca Minute Maid continuou a crescer. Em 1997, a Minute Maid gerava mais de US $ 2 bilhões por ano em vendas. A última estimativa de vendas da empresa foi em 1997, mas a marca continuou a crescer globalmente desde então.
Minute Maid Pulpy
O Minute Maid Pulpy foi lançado na China em 2005. A empresa alcançou o status de marca de um bilhão de dólares em 2010, após apenas 5 anos.
A Minute Maid Pulpy é a primeira marca que a Coca-Cola lançou exclusivamente em um mercado emergente a atingir receita anual de US $ 1 bilhão ou mais por ano. Como os consumidores americanos, os consumidores chineses estão lentamente tendendo a alternativas mais saudáveis.
A marca apela a um consumidor mais consciente da saúde. Sucos simplesmente não têm o mesmo estigma que o refrigerante. Essa tendência provavelmente resultará em crescimento futuro da marca Minute Maid Pulpy na China, Cingapura, Tailândia e outros países asiáticos.
Simply
A marca de sucos Simply é vendida nos Estados Unidos e no Canadá. A marca foi lançada em 2001 e alcançou o status de bilhões de dólares em 2009. O suco mais vendido da Simply é o suco de laranja. O suco de laranja da empresa é 100% de suco e não concentrado.
Apesar do nome 'Simply', o processo de fabricação do suco de laranja Simply está longe de espremer o suco de laranja em uma garrafa.
Primeiro, diferentes tipos de laranjas são cultivadas, colhidas e espremidas. O suco de laranja é pasteurizado rapidamente e o oxigênio é removido do suco para evitar estragos. O suco é então categorizado e separado por mais de 600 variáveis de sabor. O suco é recombinado em uma fórmula precisa e o sabor natural concentrado de laranja é adicionado.
Por que a Coca-Cola passa por esse processo intenso? Fornecer uma experiência padronizada para os consumidores. Dessa maneira, o suco de laranja simplesmente sempre terá o mesmo sabor, apesar das variações climáticas que, de outra forma, alterariam o sabor do suco de laranja. O processo avançado que a Coca-Cola utiliza oferece uma vantagem no suco.
Del Valle
A Coca-Cola adquiriu a Del Valle em 2007 por um total de US $ 470 milhões (US $ 380 milhões em dinheiro e US $ 90 milhões em dívidas assumidas). No momento da aquisição, a Del Valle tinha vendas anuais de pouco menos de US $ 500 milhões por ano. Em 2010, a Coca-Cola aumentou a Del Valle para atingir US $ 1 bilhão por ano em vendas anuais.
A marca Del Valle é vendida nos Estados Unidos e na América Latina. Os dois maiores mercados da marca são México e Brasil. Del Valle vende uma variedade de sucos de frutas.
A Coca-Cola conseguiu aumentar rapidamente a receita da marca Del Valle, padronizando as embalagens e unificando a marca. A embalagem padronizada da empresa ajuda os consumidores a identificar rapidamente a marca Del Valle, apesar de vários sabores diferentes de suco. Além disso, os parceiros de engarrafamento, a forte distribuição e a experiência em publicidade da Coca-Cola desempenharam um papel importante no sucesso da Del Valle desde a aquisição de 2007.
Powerade
O Powerade foi lançado em 1988 para competir com a marca Gatorade da PepsiCo. Desde então, a Powerade alcançou uma participação de mercado de aproximadamente 16% do mercado de bebidas esportivas. O Gatorade da PepsiCo ainda possui uma participação de mercado superior a 70%.
A Powerade cresceu através de patrocínios de vários eventos esportivos. Atualmente, a Powerade patrocina ou já patrocinou os seguintes eventos esportivos: Liga Australiana de Rugby, Times da Rugby Union na Austrália, Irlanda e Nova Zelândia, NASCAR, PGA Tour, NCAA, várias equipes da liga de futebol da FIFA e a equipe olímpica dos EUA (excluindo basquete futebol), entre outros eventos e equipes esportivas. Powerade é uma marca global vendida em todo o mundo.
Glaceau Vitamin Water
A Glaceau Vitamin Water foi adquirida pela Coca-Cola em 2007 por US $ 4,1 bilhões. Juntamente com a Vitamin Water, a Glaceau também vende Vitamin Water Zero Sugar. O acordo foi a maior aquisição da Coca-Cola na época.
No momento da aquisição, a Glaceau tinha vendas anuais de US $ 350 milhões. A Coca-Cola adquiriu a empresa por uma relação preço-venda de 11,7, mais de 10 vezes a relação preço-venda que a empresa pagou para adquirir a Del Valle no mesmo ano.
A Coca-Cola transformou rapidamente a Vitamin Water em uma marca de bilhões de dólares após a aquisição. Ainda assim, a empresa pagou um múltiplo de avaliação tão alto para a empresa que o negócio provavelmente não deveria ter sido feito.
A Coca-Cola teria sido muito melhor em recomprar suas próprias ações do que pagar US $ 4,1 bilhões por uma marca com US $ 350 milhões em vendas anuais.
Aquarius
Aquarius é a bebida esportiva líder no Japão. A Coca-Cola também vende água sob a marca Aquarius em vários países. A Coca-Cola lançou Aquarius em 1983.
O modelo de crescimento da marca é semelhante ao da Powerade. A Coca-Cola patrocina eventos esportivos internacionais para promover a marca Aquarius. A marca é mais popular na Ásia, especialmente no Japão.
Ayataka
Ayataka é uma marca de chá verde sem calorias vendida no Japão e Cingapura. A marca imita a experiência de beber chá verde japonês fabricado tradicionalmente.
A Coca-Cola lançou a Ayataka em 2007. Em 2012, a marca atingiu US $ 1 bilhão por ano em vendas anuais. O sucesso vem de sua formulação e marketing exclusivos.
Quando os consumidores agitam uma garrafa de Ayataka, eles podem ver nebulosidade e partículas dentro da bebida. É uma experiência semelhante ao chá verde fabricado com autenticidade no Japão. A marca Ayataka é uma solução on-the-go para bebedores de chá verde japoneses.
Coca Cola
A marca Coca-Cola é a bebida pronta para beber mais popular da história. Ela foi criada em Atlanta, Geórgia em 1886 por John Pemberton.
A marca Coca-Cola é vendida em mais de 200 países no mundo. Coca-Cola é uma marca icônica. É instantaneamente reconhecível em todo o mundo.
A marca precisa de poucas explicações. O incrível sucesso da marca Coca-Cola resultou no tremendo crescimento da empresa nos últimos 100 anos.
Fanta
Fanta é a segunda marca mais antiga. Foi criada em 1940. Devido a um embargo comercial, a Coca-Cola não pôde importar seus produtos para a Alemanha nazista. O chefe da Coca-Cola Alemanha na época decidiu criar um novo refrigerante com apenas ingredientes disponíveis na Alemanha. O resultado foi Fanta.
Após a Segunda Guerra Mundial, a Coca-Cola fechou a Fanta e começou a produzir Coca-Cola novamente em suas instalações na Alemanha. A empresa relançou a Fanta em 1955, depois que a PepsiCo lançou vários novos produtos. A Fanta é fortemente comercializada na Europa, Ásia, África e América do Sul.
Sprite
Sprite é um dos refrigerantes mais populares do mundo. O refrigerante de limão-limão foi introduzido pela Coca-Cola em 1961. Atualmente, o Sprite é vendido em mais de 200 países.
O Sprite foi originalmente desenvolvido na Alemanha em 1959 como 'Fanta de limão claro'. A Coca-Cola decidiu renomear o refrigerante e chamá-lo de Sprite para o mercado dos Estados Unidos. A Coca-Cola apresentou o Sprite para competir com o 7-Up. As vendas da Sprite ultrapassaram as décadas de 7-Up.
Coca-Cola Diet
A Diet Coke foi introduzida no mercado em 1982. Desde então, a marca se tornou uma das marcas de refrigerante mais bem-sucedidas do mundo. Hoje, a Diet Coke é vendida em mais de 185 países.
Diet Coke é o 3º refrigerante mais popular nos Estados Unidos, atrás apenas de Coca-Cola e Pepsi. Diet Coke é quase tão popular quanto a Pepsi nos Estados Unidos. As marcas de refrigerante da Coca-Cola são significativamente mais fortes que as da Pepsi, com base na participação de mercado.
Coca-Cola Zero
A Coca-Cola Zero é a mais recente marca de refrigerantes, atingindo US $ 1 bilhão em vendas anuais. A marca Coca-Cola Zero foi lançada em 2005. Em 2007, atingiu o status de marca de bilhões de dólares.
O sucesso da Coca-Cola Zero é resultado do enorme valor da marca na marca Coca-Cola. É voltada especificamente para homens. Diet Coke é mais popular entre as mulheres, enquanto os homens tendem a evitar o refrigerante devido à palavra "dieta". Coca-Cola Zero é a resposta da Coca-Cola a um refrigerante de baixa caloria para os homens.
Georgia Coffee
A marca Georgia Coffee inclui mais de 100 bebidas prontas para beber. Foi introduzida no Japão em 1975. Desde então, a marca se expandiu para China, Coréia do Sul, Cingapura e Índia.
A marca Georgia Coffee é especialmente bem-sucedida no Japão. Ela é a marca líder de café pronto para beber por lá. A marca da Geórgia vende mais que o dobro do volume que a marca Coca-Cola no Japão.
O café em lata é muito mais popular no Japão do que nos Estados Unidos. A participação de mercado líder da marca Geórgia no mercado japonês de café pronto para beber é um gerador substancial de ganhos.
Schweppes
A Coca-Cola possui a marca Schweppes fora dos seguintes países: Estados Unidos, Canadá, México e grande parte da União Europeia. Dr. Pepper / Snapple (DPS) possui as marcas Schweppes nos países mencionados anteriormente.
O processo de carbonatação de bebidas foi inventado em 1770 por Joseph Priestley. Jacob Schweppe refinou e patenteou seu próprio processo de criação de água mineral em 1783, criando a marca Schweppe. A marca Schweppe é a marca mais antiga de propriedade da Coca-Cola - muito mais antiga que a própria marca Coca-Cola, criada em 1892.
I LOHAS
I LOHAS se tornou uma marca de bilhões de dólares este ano. Foi lançado no Japão em 2009. Desde então, tornou-se rapidamente a marca líder em água mineral no Japão.
A marca é comercializada para ser um produto ecológico. Depois de beber uma bebida I LOHAS, os consumidores podem simplesmente torcer a garrafa para compactá-la, reduzindo seu tamanho para um descarte mais eficiente. A imagem abaixo mostra a ideia de 'torcer' a garrafa.
O descarte de lixo tem sido uma questão mais discutida no Japão do que nos Estados Unidos. A grande população do Japão e o tamanho pequeno do país fazem com que o espaço do lixo seja um prêmio. O espaço de aterro sanitário mais eficiente da garrafa I LOHAS é particularmente atraente no Japão.
Dasani
O Dasani foi lançado pela Coca-Cola em 1999 e foi criada para competir com a popular marca de água Aquafina da PepsiCo (PEP). Desde então, a Dasani se tornou líder de mercado no setor de água engarrafada altamente fragmentada nos Estados Unidos.
A Coca-Cola tentou lançar o 'Dasani Twist' em 2012. O Dasani Twist usa a mesma 'embalagem de torção' que levou I LOHAS ao sucesso no Japão. O Dasani Twist não gerou vendas nos Estados Unidos, como no Japão.
Dasani é mais popular nos Estados Unidos e no Canadá. A Coca-Cola estragou o lançamento do produto no Reino Unido em 2004. O departamento de publicidade da Coca-Cola usou a frase 'coragem engarrafada' para descrever a Dasani.
Se isso não bastasse, o bromato - um conhecido agente cancerígeno - foi encontrado em Dasani, no Reino Unido. A Coca-Cola retirou a Dasani do mercado do Reino Unido e não a introduziu na Europa continental.
Bon Aqua
Dasani não foi um sucesso internacional. A marca Bon Aqua da Coca-Cola é sua resposta internacional à água engarrafada.
A Bon Aqua tornou-se uma marca de bilhões de dólares em 2013. Os mercados mais populares da marca Bon Aqua são Rússia, Hong Kong, África do Sul e Alemanha.
Pico do ouro
O chá Gold Peak foi lançado nos Estados Unidos em 2006. Atingiu o status de marca de bilhões de dólares em 2014. O chá Gold Peak é feito com açúcar, folhas de chá e água reais. A marca não possui conservantes.
O chá Gold Peak alcançou um rápido crescimento desde o seu lançamento. A indústria de chá pronto para beber está crescendo rapidamente à medida que os consumidores procuram bebidas com cafeína que são mais saudáveis que os refrigerantes. A Coca-Cola tem uma longa pista de crescimento pela frente no chá.
Fuze Tea
Fuze Tea é a primeira marca global de chá da Coca-Cola. A Coca-Cola lançou o Fuze Tea em 14 países em 2012. Apenas 2 anos depois, o Fuze Tea se tornou uma marca de bilhões de dólares. Passar de zero vendas a US $ 1 bilhão por ano em dois anos é nada menos que fenomenal.
Desde o seu lançamento, o Fuze Tea foi rapidamente expandido para ~ 40 países. O sucesso global do Fuze Tea é resultado da excelente plataforma de distribuição global da Coca-Cola. O Fuze Tea provavelmente continuará crescendo junto com a categoria de chá pronto para beber.
Marcas Emergentes
As marcas de 20 bilhões de dólares da Coca-Cola oferecem um portfólio incomparável de bebidas de alta qualidade para gerar lucros. A empresa deve criar ou adquirir continuamente novas marcas para impulsionar ainda mais o crescimento e permanecer à frente das tendências do setor.
A divisão de Venturing & Emerging Brands da Coca-Cola é responsável por encontrar 'a próxima grande novidade'. Para usar uma analogia do beisebol, a divisão de Marcas de Ventilação e Emergentes é o sistema agrícola da Coca-Cola. Depois que a marca se forma, ela atinge as 'grandes ligas' e consegue utilizar o sistema de distribuição incomparável da Coca-Cola.
A divisão procura novos nichos ou futuras marcas de bebidas com pelo menos US $ 10 milhões ou mais em vendas. Investe nessas marcas e trabalha com elas para atingir pelo menos US $ 75 milhões em vendas anuais. Quando esse número é atingido, a marca está qualificada para ingressar nos negócios corporativos da Coca-Cola.
A Venturing & Emerging Brands foi criada em resposta à aquisição da Glaceau. A Coca-Cola adquiriu a Glaceau por US $ 4,1 bilhões - um preço alto para um negócio com menos de US $ 400 milhões em receita anual. A ideia sempre foi poder economizar bilhões de dólares da Coca-Cola, identificando marcas promissoras e adquirindo-as antes que atinjam o tamanho da Glaceau.
As marcas Fuze, NOS e Honset Tea são as maiores histórias de sucesso até agora na divisão Venturing & Emerging Brands. A Fuze, em particular, teve um desempenho excepcional e alcançou o status de marca de bilhões de dólares em 2014. A Coca-Cola adquiriu as bebidas Fuze em 2007 por cerca de US $ 250 milhões.
A Coca-Cola comprou 40% do Honest Tea em 2008 por US $ 43 milhões. A empresa comprou o restante da empresa em 2011. Como a Coca-Cola estava exercendo uma opção de compra de toda a empresa feita em um acordo em 2008, a Coca-Cola provavelmente pagou menos de US $ 150 milhões por todo o negócio, mas os detalhes exatos não foram divulgado.
Os investimentos mais recentes para o braço de marcas emergentes da Coca-Cola incluem Health-Ade kombucha, Body Armor, Topo Chico, Zico, Lemonert's Hubert e muito mais.
Potencial de crescimento da Coca-Cola
Em 2007, a Coca-Cola possuía marcas de 10 bilhões de dólares. Apenas 8 anos depois, a empresa alcançou marcas de 20 bilhões de dólares. A empresa vende 2 bilhões de porções de bebidas todos os dias. A posição global líder da Coca-Cola em suas várias categorias de bebidas é mostrada na imagem abaixo:
Fonte: Apresentação para Investidores
A Coca-Cola é líder global em várias categorias de bebidas, mas ainda há muito espaço para crescimento futuro, principalmente nos mercados emergentes. Por exemplo, ela tem uma participação de mercado de 10% em bebidas frias nos mercados emergentes, deixando muito potencial de crescimento daqui para frente.
A população global continua aumentando, assim como a renda dos consumidores. Tanto o crescimento da população quanto o da renda ajudarão a impulsionar mais vendas da Coca-Cola. A empresa está investindo e fazendo parceria com engarrafadores africanos para obter melhor acesso ao continente. Atualmente, a África tem uma população de 1,2 bilhão. Em 2100, espera-se que o continente tenha uma população de mais de 4 bilhões.
Espera-se que o crescimento populacional seja muito mais lento em regiões desenvolvidas como Europa e América do Norte. Porém, espera-se que o crescimento populacional continue aumentando em um ritmo mais alto na Ásia e na África, o que significa que é provável que os mercados emergentes sejam os impulsionadores globais do crescimento populacional nas próximas décadas. A previsão da Coca-Cola nesses continentes provavelmente ajudará a impulsionar o crescimento.
Nos Estados Unidos, o consumo de refrigerante está em declínio devido a problemas de saúde. Mas rumores sobre o fim do refrigerante são exagerados. As vendas de bebidas com gás estão crescendo globalmente, embora não tão rapidamente quanto as vendas de bebidas não gaseificadas.
Fonte: Apresentação para Investidores
As vendas de bebidas gaseificadas e não gaseificadas estão aumentando. O objetivo da Coca-Cola é obter crescimento acima da média da indústria. A empresa está certamente posicionada para fazê-lo. O sistema de distribuição e o orçamento de marketing oferecem fortes vantagens competitivas no setor de bebidas.
A Coca-Cola pode crescer rapidamente marcas de bilhões de dólares, como evidenciado por Fuze Tea, Coca-Cola Zero, Ayataka e Minute Maid Pulpy. Todas essas quatro marcas alcançaram o status de bilhões de dólares em 5 anos ou menos. O Fuze Tea e a Coca-Cola Zero atingiram US $ 1 bilhão em vendas anuais em apenas 2 anos.
A segurança de investir na Coca-Cola
Retornos totais de 8% a 10% ao ano devem atrair investidores que desejam aumentar sua riqueza ao longo do tempo. As ações da Coca-Cola têm um apelo ainda maior devido à sua natureza de baixo risco. Coca-Cola é um rei dos dividendos, a empresa pagou dividendos crescentes por mais de 50 anos consecutivos.
Ela vende bebidas de marca. Isso reduz o risco de investir na empresa. É praticamente impossível imaginar um mundo em que os humanos não bebam mais bebidas. Isso significa que sempre haverá demanda pelos produtos da Coca-Cola.
Isso contrasta fortemente com empresas de tecnologia mais arriscadas. A Eastman-Kodak era membro dos “cinquenta e cinquenta” ao mesmo tempo e acreditava ser um negócio de alta qualidade adequado para investimentos a longo prazo. Infelizmente, a vantagem competitiva da empresa foi construída em um setor que se tornou obsoleto. A Eastman-Kodak entrou em falência em 2012. É muito difícil imaginar um destino semelhante para a Coca-Cola.
Warren Buffett investiu pela primeira vez na Coca-Cola em 1988. A Coca-Cola Company é um dos investimentos mais emblemáticos de Warren Buffett. O portfólio de Buffett possui 400.000.000 de ações da Coca-Cola, com um valor de mercado de US $ 17,7 bilhões, como o mais recente depósito 13f da Berkshire Hathaway, compreendendo pouco mais de 10% do lendário portfólio de investidores.
Avaliação
“É muito melhor comprar uma empresa maravilhosa a um preço justo do que uma empresa justa a um preço maravilhoso”
Warren Buffett
A Coca-Cola certamente não é um estoque de valor profundo. A empresa é uma empresa de qualidade excepcional, com uma longa pista de crescimento pela frente. Está negociando um pouco acima do valor justo no momento, mas talvez esse não seja o melhor indicador para se pensar em não comprar o ativo.
Pensamentos finais
A Coca-Cola compõe a riqueza dos acionistas por períodos muito longos. Não há nada que atrapalhe o crescimento futuro da Coca-Cola. É provável que a empresa continue recompensando os acionistas com crescentes dividendos e ganhos por ação como resultado do forte portfólio de marcas da Coca-Cola.
A Coca-Cola passou lentamente de um negócio construído sobre a marca de refrigerantes da Coca-Cola para uma potência global diversificada de bebidas. A vantagem competitiva da Coca-Cola vem de seus grandes gastos com publicidade e seu excelente sistema de distribuição.
A empresa pode adquirir ou criar novas marcas promissoras e trazê-las rapidamente para a escala global. A Coca-Cola é líder global em sucos, café pronto para beber e bebidas gaseificadas. Embora as ações pareçam estar supervalorizadas no momento, a Coca-Cola faz um excelente investimento para investidores de longo prazo que buscam aumento na receita de dividendos.
E aí, tudo sob tranquilho?
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