Eu sempre perco quando sobe, eu sempre ganho quando cai


Eu sempre perco quando sobe, eu sempre ganho quando cai. É meio complexo isso, porque pode parecer que a minha estratégia não é vencedora, não é mesmo? A ideia aqui não é embaralhar sua cabeça, mas sim te alertar para uma paradgma que muitos na bolsa de valores criaram sobre a estratégia de vencer o famoso IBOV.

É claro que temos ele como referência sempre, ou seja, para você entender para onde sua carteira está indo você sempre vai precisar de um benchmark. Mas será mesmo que você precisa fazer um de para sempre? Será mesmo que você precisa de um "de para" para saber se sua carteira está performando bem?

Minha resposta de cara é: DEPENDE!

Depende de como você quer enxergar sua carteira. Seu foco é no curto prazo? Seu foco é no preço das ações? Qual é o seu foco?

Na figura abaixo fica claro que desde quando eu comecei a investir, o IBOV me ganhou de lavada, mas eu nunca me inportei com isso, e vou te explicar melhor no decorrer do post. Mas se analisar bem a imagem, vai perceber que quando a bolsa caiu, minha performance foi melhor do que o IBOV, quando a bolsa subiu, eu fiquei abaixo. Esse efeito tem a ver com a estratégia que eu busquei para mim, um pouco mais conservadora do que outras, e essa correlação para mim não faz sentido quando minha intenção é longo prazo.


Quando falamos de Benchmark, estamos falando de um índice de referência usado para avaliar o desempenho de uma aplicação. Só que muitos não consideram uma coisa: o que tem dentro desse benchmark?
No caso do índice do Ibovespa, temos as principais ações listadas na bolsa e são elegíveis apenas as negociadas regularmente. Assim, os ativos devem estar presentes em, ao menos, 95% dos pregões do último ano. Mas sua carteira pode não nenhuma ação dentro desse cesto, ou pode ter todas, isso vai depender da sua estratégia, mas isso define se sua carteira é boa ou ruim?

Eu acho que não!

No fundo, no fundo, quem vê IBOV, só vê cotação! Porque nem sempre as mais negociadas são as melhores, entenda isso, dentro do índice existem diversas empresas de commodities, empresas ligadas ao governo como Petrobrás, empresas que tem histórico problemático com governança como a Vale, JBS...
Se você aceita governo na sua carteira, empresas sem tag along nas ações PN, histórico de governança ruim e etc, então para você não há problema seguir o índice. Mas para muitos buy and Holders, isso é um problemão!

A verdade é que tudo vai sempre depender da sua estratégia, mas o que não podemos deixar de frisar sempre é, não tente ganhar do ibovespa, tente ganhar de você mesmo(a). Muitos já estão contentes em só bater a taxa CDI ou os indices de inflação, pelo menos assim esses riscos não estão assombrando a carteira.

Mas o mais correto a se afirmar como ponto crucial desse tema é, quando você investe em empresas boas e vencedoras ao longo dos anos, o índice não serve para nada. Porque no fundo a estretégia segue o fluxo de investir em empresas boas idenpendente da carteira estar perfomando acima ou abaixo do IBOV. Agora pensa comigo, se forem empresas boas e estão perfomando abaixo do índice, isso quer dizer que o mercado não está sendo justo com aquela empresa certo? Com isso você tem uma boa oportunidade de compra (acontece sempre nas melhores empresas), e quando o preço da ação disparar, você ganha no longo prazo. Mas lembre-se, aqui a ideia é que preço não importa, o que importa são os fundamentos, logo, bater algum índice é mero capricho, porque no final o que conta mesmo é você dormir tranquilo a noite sabendo que investiu seu dinheiro em ótimas empresas!

E aí, tudo sob tranquilho?

Se você curtiu esse artigo, envie para seus amigos(as) para que eles(as) possam também compartilhar do conhecimento adquirido. Acreditamos que quanto mais pessoas ficam sabendo de conteúdo sobre finanças, mais a vida de todos são impactadas positivamente. A minha, a sua e a de quem recebeu esse conteúdo.

Aproveite também para conhecer a nossa carteira de ativos e dividendos. Ela fica no MENU do blog e está separada por Carteira de Ativos Mensais e Carteira de Dividendos Mensais. De que adianta eu falar de finanças se eu não demonstro na prática? É o famoso "Skin the game".

Por fim, nossos Podcasts estão bombando, é muito conteúdo na mesa para você ficar de fora dessa. São áudios feitos com certo zelo sobre temas de finanças que vão te deixar mais imerso no mundo dos investimentos, seja no Brasil ou no Exterior. Sugiro separar aquele cafezinho e aproveitar relaxado(a) os nossos Podcasts.

Advertisement

Bons investimentos! 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem